26 novembro, 2008

Feng shui e a vegetação

O Feng Shui e a vegetação: beleza que traz equilíbrio.
A harmonização de ambientes através da disposição de elementos já não é uma novidade.
Atrás de soluções para diminuir o stress causado pela correria dos dias de hoje, cada vez mais pessoas procuram a ajuda do Feng Shui, do chinês, vento e água, para transformar lares e escritórios em canais de energia positiva.
Os chineses avaliavam a formação do terreno, as montanhas, os cursos de água, a direção dos ventos e só então instalavam suas casas.
O uso da vegetação, plantas, flores ou árvores, é sem dúvida, uma das melhores maneiras de equilibrar um ambiente e enchê lo de bons fluidos.
A Escola da Bússola segue a orientação do sol e pode-se aplicar ao hemisfério sul. Uma das muitas vantagens desta Escola é sua aplicação a qualquer espaço. Pode ser uma casa, uma mesa ou um belo jardim.O importante é saber posicionar corretamente as duas bússolas, a tradicional e o Ba guá, para saber o que deve ser colocado em cada área para potencializá la. Para isso, a pessoa deve estar no meio do espaço estudado e alinhar os pontos cardeais: o norte do diagrama e o da bússola devem apontar na mesma direção.
Para cada tipo de planta, assim como para todos os outros elementos, existem lugares que aumentam seu poder de influência no ambiente. Flores vermelhas, por exemplo, devem ser colocadas na área que rege as perspectivas profissionais.
Outras dicas: árvores na frente da casa devem ser mais baixas que o telhado (as mais altas ficam atrás); heras podem cobrir muros, mas não paredes externas da casa; trepadeiras enroladas nas colunas quadradas suavizam ângulos retos.
Active todos os setores com as plantas:
Perspectivas profissionais ou Kan - abuse das flores vermelhas, azaléia traz moderação; jasmim, segurança; brinco de princesa, coragem. E mais: comigo ninguém pode, confiança; e manjericão na entrada, prosperidade.
Educação ou Ken - claridade é essencial. Plantas como hortelã e clematite; árvores frutíferas ou plantas de vida longa; se for um jardim grande, plantar um carvalho.
Família e Saúde ou Chen - bambu, pêra e pinha boa sorte e longevidade. Limoeiro unidade e vitalidade, camomila paz, eucalipto renovação física; narciso rejuvenescimento. Em um jardim externo, utilize pedras e vegetação de várias alturas para simbolizar a família . um jacarandá para o pai; um flamboyant para a mãe; e arbustos menores para os filhos.
Prosperidade ou Sun - Flores púrpura, vermelha ou magenta; dinheiro em penca, hera da fortuna, trevo, girassol, lírio amarelo. No jardim, colocar a piscina e plantas de crescimento rápido e vertical, como trepadeiras. Folhas arredondadas, que lembram moedas, como begônias. Lugar apropriado para colocar um banco de jardim metálico. Esta área deve estar sempre limpa de ervas daninhas.
Reconhecimento e fama ou Li - Vermelho e amarelo. Folhas triangulares de bromélias, violetas, rosas vermelhas, primaveras, folhagens exuberantes. Plantas e flores de caules compridos simbolizando ascensão social.
Casamento ou Kun - jasmim, madressilva, gardênia, azaléias, lírio da paz, amor perfeito, árvore da felicidade, antúrios, crisântemos, cercas vivas de hibiscos. Flores cor de rosa para o coração e vermelhas para fortalecer as paixões; perfumadas para o envolvimento. 0 banco de jardim deve acomodar duas pessoas.
Criativídade e Rlhos ou Tuí - pinha, alecrim, eucalipto, manjericão e romã simbolizam crescimento e perseverança. Usar plantas com flores coloridas e grandes. Flores amarelas estimulam a criatividade. Um gramado para brincadeiras também é uma boa opção.
Pessoas úteis, mentores e amigos ou Chíen - flores brancas e árvores medicinais como o eucalipto. Arruda, espada de são jorge, comigo ninguém pode e primavera.

1 comentário:

Unknown disse...

Para quem não se conteve apenas com este cheirinho de harmonia e equilibrio, aconselho vivamente a frequentarem o curso de Feng Shui leccionado no IPN - Instituto Português de naturologia:
http://www.ipnaturologia.com/?link=show.php&art=50