05 dezembro, 2008

BUTE?...ciclovias em meio urbano


A Universidade do Porto, em parceria com a empresa de Aveiro IdeiaBiba e a Câmara do Porto, vai distribuir gratuitamente quatro mil bicicletas nos próximos quatro anos. O objectivo é que as BUTE (Bicicletas de Utilização Estudantil) sejam utilizadas pela comunidade académica - estudantes, docentes e funcionários. O projecto, que nasceu há cerca de um ano, iniciou a sua implantação na Universidade do Minho, onde as primeiras bicicletas foram entregues em Janeiro deste ano.

As candidaturas são recebidas pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP), sendo a atribuição gratuita. Mas é proibido o seu uso fora do âmbito académico. Aos fins-de-semana, por exemplo, a BUTE tem que ser estacionada em parques construídos para esse propósito nas universidades e politécnicos. A Universidade do Porto, em parceria com a empresa de Aveiro IdeiaBiba e a Câmara do Porto, vai distribuir gratuitamente quatro mil bicicletas nos próximos quatro anos.
in: www.forumdourbanismo.info/index.php


A questão que coloco é: Estão as nossas cidades preparadas para a população andar de bicicleta? ...e estará a população preparada para ter ciclista? e os automobilistas, sabem partilhar a estada com estes?
Recomendo a consulta do site: http://bicicletanacidade.blogspot.com/2007/05/cdigo-da-estrada-tudo-o-que-precisa.html
Saliento aqui alguns pontos que me chamam mais atenção...
"Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou
caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que
saiam de uma passagem de nível.

Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos

4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600."

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivo na Holanda há alguns anos e aqui quem tem prioridade são as bicicletas e similares.
E há pistas próprias para bicicletas, não são usadas pelas tias cascais ao fim de semana para ir até ao guincho.
É normal aqui as tias irem buscar os filhos ao colégio de bicicleta, com cadeirinhas para os putos, um reboque para levar o mais novo e o mais velho vai ao lado dela na sua própria bicicleta.

Isto é prefeitamente normal aqui. Em Portugal, seria proibido.

http://blog.oregonlive.com/living_impact/2008/10/large_xtracycle.jpg

http://clevercycles.com/blog/images/family_bike_1.jpg

http://www.ski-epic.com/amsterdam_bicycles/pq5b_amsterdam_bicycle_work.jpg

Em Portugal, não estou a ver isto. A morfologia do terreno não ajuda, mas a mentalidade tambem não, especialmente das autoridades.