O Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, em Loures (Lisboa) foi criado no ano 2000, onde se localizava o aterro da ValorSul que funcionou entre 1988 a 1996. Desde 2006 que já se encontrava neste espaço uma horta solar – projecto impulsionado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Loures.
"Sempre foi nossa intenção depois deste projecto da Horta Solar alargar a área de sensibilização ambiental, essencialmente direccionado para as crianças que têm oportunidade de contactar com as diferentes formas de utilização das energias renováveis."Vereador do Ambiente da autarquia, João Galhardas.
Espalhados pelos 24 hectares, encontram-se moinhos de vento, aerogeradores e painéis solares, em funcionamento que demonstram todo o processo de recolha e transmissão de energia.
“No domínio da energia solar o parque terá painéis fotovoltaicos, e quanto à energia eólica, foi construído um moinho de vento típico. Nas cabanas do PTER, alimentadas por aerogerador e painéis solar fotovoltaicos.”
Para complementar este Parque Temático, uma mini-hidraulica instalada no pequeno lado do Parque Urbano irá produzir energia eléctrica.
Estes equipamentos permitem a interacção do utilizador podendo carregar telemóveis, leitores mp3 ou computadores.
"Um dos exemplos do aproveitamento energético que se faz, é a água quente das casas de banho que é aquecida pela energia transmitida por um painel solar"
fonte: www.portal-energia.com
Sem comentários:
Enviar um comentário